Inteligência artificial: SSPDS desponta como inovadora em Seminário de Boas Práticas do Ministério da Justiça

Por Paulo Sergio 21/08/2019 - 08:50 hs

As ações, as estratégias e os investimentos feitos pelo Governo do Ceará para que o Estado alcançasse a redução nos principais indicadores criminais foram apresentados pelo secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa, durante o Seminário de Boas Práticas em Tecnologia da Informação Voltadas à Segurança Pública, realizado, ontem, em Brasília.

Também foram entregues os quatro primeiros sistemas desenvolvidos pela SSPDS-CE e pela Universidade Federal do Ceará (UFC) para o Ministério da Justiça, que vai repassar as tecnologias que vêm contribuindo para os bons resultados em território cearense para as outras unidades da federação. São eles: o Sinesp Big Data, o Sinesp Geo, o Sinesp Tempo Real e o Sinesp Busca.

Os 16 meses seguidos de redução nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) no Ceará e os 17 meses, em Fortaleza, além dos 26 meses consecutivos de diminuição nos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP) no Estado, as ferramentas tecnológicas e as estratégias que já vinham sendo desenvolvidas credenciaram o Estado, por meio da SSPDS-CE, em parceria com a UFC, para desenvolver iniciativas tecnológicas de inteligência artificial no combate à criminalidade.

Para o secretário da SSPDS, André Costa, o Ceará foi reconhecido como referência em ciência e tecnologia aplicada na segurança pública e, por isso, foi aprovado para capitanear o projeto de R$ 32 milhões, que serão aplicados em quatro anos, na criação de ferramentas de inteligência artificial.